Oi pessoal!
Vim contar para vocês como se dá o desenvolvimento de uma maquiagem para Peça Teatral. A princípio tudo se dá no plano das idéias.Procuramos pesquisar e conhecer mais sobre o a História,sobre os autores,as traduções disponíveis em que época foram escritas as principais obras.
Em reunião com o diretor Willian Pereira pudemos nos aprofundar em sua montagem e qual a visão de cada personagem.
No começo tudo é muito nebuloso e só conseguimos definir o que não queríamos.
Decidimos que não usaríamos como referência o teatro clássico nem as maquiagens típicas da Comédia dell´arte.A maquiagem estaria mais antenada com as linguagens contemporâneas,uma vez que a montagem visava remeter à uma época,porém tratar de questões eternas e atemporais.
Abaixo Regina Anzzellote ensina Roberto Arduim a fazer sua maquiagem branca de estátua.

Cada ator recebia orientações precisas de como executar a sua própria maquiagem e cabelo,colocação de perucas e penteados.No caso dos atores que trocavam de personagem/maquiagem ao longo da peça era fornecida uma orientação sobre qual a melhor maneira de retirar com rapidez a maquiagem anterior e como,rapidamente executar a seguinte.
Abaixo eu explico para a Mariana Melgaço como fazer a cobertura de pele e realçar os traços do rosto para que as suas expressões possam ser vistas da platéia.

Na foto abaixo a Mariana Melgaço já executa com desenvoltura a sua própria maquiagem nos dias de apresentação.
É interessante lembrar que o efeito da maquiagem no palco é bem diferente da maquiagem vista de perto e que em determinadas áreas sombreadas a maquiagem vai parecer ainda mais suave.

Acima 2 fotos da maquiagem com iluminação no palco.A Maquiagem da esquerda é da personagem D. Elvira representada por Clarissa Kiste e abaixo as personagens cortesãs tiradas no camarim com iluminação mais intensa.
Outra leitura de pele limpa de D. Elvira, após a sua decisão pela clausura. A Atriz é Clarissa Kiste
Os personagens D. Juan vivido pelo Rodrigo Lombarde e Sganarello , seu assitente representado po Eduardo Estrela, entraram no palco absolutamente sem maquiagem,uma decisão concentual onde se "mostram como realmente são" sem másacaras nem hipocrisia.
Muito legal! Gostei!
ResponderExcluir